S.I. API

SIAPI-300x213 S.I. API

Se você nunca ouviu falar em API, ou até já ouviu falar, mas não sabe como funciona, é muito provável que sua empresa use diversos sistemas independentes, que não se comunicam com o software de gestão. Com isso, é possível que você esteja tendo dificuldades em organizar informações e gerenciar processos.

Pois saiba que, integrar os diferentes sistemas utilizados em uma empresa significa centralizar informações, o que permite facilitar o acesso a dados e otimizar uma série de processos, aumentando a produtividade.

Mas para que essa integração seja possível, é necessário que haja um elemento conectando esses diferentes sistemas, e é aí que entra o conceito de API.

Para te ajudar a compreender melhor como tudo isso funciona, explicaremos direitinho o que é uma API, para que serve, como funciona e como você pode ter acesso.

O que é uma API ?

API é a sigla para Application Programming Interface, que em português significa, Interface de Programação de Aplicativos. De forma resumida, podemos dizer que um API é um conjunto de aplicações que permitem a integração entre sistemas diferentes, ou seja, possibilita que esses sistemas se comuniquem entre si.

É comum que muitas empresas optem por utilizar softwares de um mesmo fornecedor. Até aí, tudo bem! Por terem como base a mesma arquitetura, normalmente são compatíveis entre si, o que permite sua integração sem nenhum problema.

No entanto, com o crescimento e expansão dos negócios, as necessidades de uma organização evoluem, e é comum que acabe adquirindo sistemas de outros fornecedores.

É aí que os problemas de integração começam, pois muitas vezes esses softwares são incompatíveis entre si, seja por terem linguagens de programação diferente ou qualquer outro motivo.

Nesses casos, para manter a centralização das informações e o funcionamento conjunto de todos os sistemas, é necessário recorrer a uma API de integração. Essa ferramenta possibilitará que os sistemas, mesmo que incompatíveis, se comuniquem, otimizando as funções e o desempenho de ambos.

Todo o tráfego entre nossos clientes e os servidores são criptografados com certificação SSL 256 bits é uma etapa crucial para garantir o máximo de segurança em nossos serviços.

Acesse as documentações:
Link: https://artsolucoes.com.br/documentacao-das-apis/